Você Sabe como é Criada a Luz do Vagalume? 

Publicidade

Os vagalumes são insetos que possuem uma parte do seu corpo luminosa. Eles costumam sair à noite de suas tocas e encantar os lugares com suas luzes brilhantes. Porém, o que muitas pessoas se perguntam é como é criada a luz do vagalume, sendo assim preparamos esse artigo para tirar todas as dúvidas sobre esse inseto luminoso.

Se você nunca viu, saiba que são insetos pequenos que conhecidos também como pirilampos e então na família Elateridae Phengodidae ou também Lampyridae. Eles chamam a atenção por sua emissão de Luz bioluminescente e as suas larvas podem se alimentar de vegetais e até mesmo de insetos menores.

Porém, a pergunta que não quer calar é como é a luz do vagalume? Sendo assim, continue a leitura e confira a resposta dessa pergunta curiosa.

Publicidade
como é criada a luz do vagalume

Você sabe como é criada a luz do vagalume (Imagem: istock)

Como é criada a luz do vagalume?

Inicialmente, se você não sabe como é a luz do vagalume e tens curiosidade, saiba que o vagalume é um inseto coleóptero tem em seu corpo órgãos fosforescente na parte inferior do abdômen. A princípio, a parte luminosa tem nome de bioluminescente e tudo isso acontece devido à reação química onde a luciferina é oxidada através do oxigênio nuclear.

Tudo isso, faz com que o oxigênio nuclear produzido pela oxiluciferina perca a energia e faz com que o inseto emita a luz. A energia luminosa é capaz de não produzir calor, ou seja ele não se aquece quando ele emite. Além disso, o vagalume é capaz de se acender quando quer.

Contudo, agora que você tirou essa grande dúvida, saiba um pouco mais para que serve essa luz brilhante nesses insetos.

Publicidade

Para que serve a luz brilhante do vagalume?

Para quem não sabe, os vagalumes não são insetos que passaram por um processo de metamorfose, ou seja eles eram pequenas larvas e as luzes nessa fase são essenciais para se proteger e defender de predadores, além de conseguir atrair pequenos insetos para poder se alimentar.

Já na fase adulto eles se transformam em pequenos besouros brilhantes e sua luz na fase adulta é para atrair o sexo oposto na época de acasalamento igual a uma dança luminosa. No Brasil, existem algumas espécies de besouros luminosos divididos em 3 famílias, como: Vagalumes, pirilampos e os bondinhos.

Os vagalumes possuem a luz brilhante no abdômen, os pirilampos possuem um par de lanterna no tórax e os bondinhos tem um par de lanterna na cabeça e onze pares de lanternas laterais no abdômen. Sendo assim, veja agora quais as cores luminosas do vagalume!

Quais são as cores luminosas do vagalume?

As cores brilhantes do vagalume podem variar com cores de vermelho, amarelo e verde. Isso pode passar por cores intermediárias, porém tudo depende da espécie e da família. Aliás, as proteínas são catalisadoras da produção bioluminescente e determinam a cor da luz emitida por cada família ou espécie de besouro.

Lembrando que não é apenas os besouros que são capazes de possuir luzes, pois na Nova Zelândia e na Austrália existem larvas no teto de cavernas postas por moscas que também são capazes de produzir luz.

Espero que esse artigo tenha contribuído para você saber mais sobre esse assunto. Esse blog sempre vai estar te atualizando sobre os melhores assuntos, notícias e virais. Com uma produção excelente e baseada em fontes confiáveis. Se esse texto for útil para alguém, não hesite em compartilhar! Volte aqui sempre que precisar de informações interessantes!

Você está aqui: