Atualmente, a busca por novas ferramentas que facilitem o dia a dia da população é constante para novas empresas. No entanto, uma velha tecnologia foi renovada, deixando toda a sociedade mais rápida e conectada: o QR Code! Embora pareça uma tecnologia nova, ela não é tão nova assim. Por isso, descubra como foi criado o QR Code.
No passado, diversos serviços demoravam horas para serem feitos, como pagamentos, por exemplo. Contudo, alguns serviços conseguiram modificar essa situação, deixando o processo mais rápido e vantajoso. Dessa forma, o QR Code se tornou um excelente aliado para o dia a dia do brasileiro.
Hoje, podemos fazer diversas funções com ele, como pagar boletos, comprar ingressos, validar documentos, entre outras coisas. Como mencionado, muitos acreditam se tratar de uma tecnologia nova, mas, o QR Code é bem mais antigo do que parece! Por isso, confira mais sobre ele abaixo.
O que é QR Code?
Basicamente, o QR Code é um novo código de barras em 2D. Assim, seu antigo código trabalhava com apenas uma dimensão horizontal, enquanto o QR Code usava códigos com informações verticais e horizontais. Em suma, ele funciona como um código para guardar informações, tais como links, fotos, vídeos e até ingressos.
Como falamos, o QR Code já adentrou com força na sociedade brasileira. Hoje, é um dos meios mais seguros e eficazes para fazer pagamentos e outras atividades. Dessa forma, não é incomum ver mercados e diversas outras lojas que aceitam o QR Code como forma de pagamento.
Além disso, o QR Code também facilita a entrega de outros produtos, como os ingressos, por exemplo. Hoje, não é necessário confeccionar ingressos de papel, pois ele estará válido pelo link do QR Code. Dessa forma, o QR Code se mostra a melhor opção para passar informações com segurança.
Como surgiu?
Embora muitos acreditem que o QR Code seja uma tecnologia nova, na verdade, ele não é. Criado pela empresa japonesa Denso-Wave, em 1994, o QR Code tinha outro propósito. Na época, sua missão não era exatamente o compartilhamento de informações como temos hoje.
Primeiramente, o QR Code foi criado para a indústria de carros do Japão, para catalogar mais rapidamente as peças na linha de produção. Em outras palavras, ele foi desenvolvido para armazenar as peças usadas nesse processo, de forma similar ao que é hoje.
Em 2003, os celulares começaram a integrar o QR Code. Isso ocorreu por ser uma ferramenta bastante eficaz e prática. Inclusive, isso aconteceu porque as empresas perceberam que as câmeras de baixa resolução conseguiam ler o QR Code, assim, percebeu-se a possibilidade de usá-lo para outras funções.
Qual a Diferença entre QR Code Estático e Dinâmico?
Uma dúvida comum é sobre QR Code estático e dinâmico. No QR Code dinâmico, é possível editar ou alterar as informações sempre que necessário. Inclusive, o código não sofrerá mudanças nesse processo. Hoje, ele é o tipo mais usado na sociedade.
Além disso, outra vantagem do QR Code dinâmico é que ele permite que seja feita a coleta de dados sobre o número de leituras. Ou seja, pode-se rastrear data, horário, localização, e qualquer coordenada do local onde o código foi escaneado.
Infelizmente, o modelo estático não conta com essa possibilidade. Isso porque, após sua criação, não é possível alterá-lo ou editá-lo. Além disso, ele também não oferece o recurso para a coleta de informações sobre a data e o local onde foi escaneado. Por não ser possível utilizá-lo, muitas empresas abandonaram o QR Code estático.
Como posso criar um QR Code?
Criar um QR Code nunca foi tão simples. Dessa forma, qualquer pessoa pode gerar um código para leitura. Inclusive, diversas pessoas já criaram um código para disponibilizar links para sorteios ou concursos, por exemplo. Sendo assim, você também pode criar o seu rapidamente.
Para criar um QR Code, você pode usar o site QR Code Generator. Para isso, basta informar o texto, link, número de telefone ou SMS desejado. Além disso, o site oferece um código HTML de incorporação, facilitando o compartilhamento dos códigos gerados por lá.
Por fim, outra opção para criar QR Codes são os encurtadores de URL, que criam o código automaticamente. Por eles, você pode disponibilizar imagens e outros arquivos de vídeo ou texto, através de um QR Code simples. Uma das maneiras de fazer isso é através do Online converter.