O que são as novas tecnologias digitais e como elas ajudam?

Publicidade

Atualmente, a busca por novas tecnologias é uma missão para a sociedade. Isso ocorre porque, hoje, o homem está cada vez mais dependente da tecnologia.Por isso é necessário que novas funções e modelos sejam criados. Então, vamos conferir o que são as novas tecnologias digitais e como elas nos ajudam.

Uma pesquisa do IBGE apontou que, hoje, 83% dos lares brasileiros contam com algum tipo de tecnologia. Neste sentido, muitas delas estão integradas ao meio digital, afinal, é possível realizar diversas tarefas através da internet. Como consequência, as empresas estão vendo a necessidade de criar novas tecnologias para suprir a demanda do mercado.

Por outro lado, problemas como poluição, aquecimento global e outros fatores sociais também são essenciais para criação de novas tecnologias, mesmo que sejam digitais. Por isso, se você quer compreender quais são as novas tecnologias digitais, confira um pouco mais sobre elas!

Publicidade
novas tecnologias digitais

O que são as novas tecnologias digitais e como elas ajudam? (Imagem: Gettyimages)

O que são as novas tecnologias digitais?

Basicamente, a tecnologia digital é uma série de tecnologia que permite a transformação de qualquer linguagem ou dados em números, sendo de zeros e uns (0 e 1). Neste sentido, essas tecnologias digitais permitem a integração de dados comuns para diversas análises.

Dessa forma, as novas tecnologias digitais são um sistema discreto, baseado em métodos de codificação e transmissão de dados de informação. Nesse processo, elas convertem diversos tipos de mensagens – como áudios, vídeos, imagens e textos – em sistemas binários.

Sendo assim, essas novas tecnologias nos ajudam a codificar, compactar e decodificar essas informações em operações, através de computadores, ou até mesmo outros dispositivos, como tablets ou smartphones.

Publicidade

Como as novas tecnologias digitais podem nos ajudar?

As formas de armazenamento e difusão de informações, hoje, foi alterada devido às novas tecnologias digitais. Sendo assim, os governos passaram a discutir sobre a relação da humanidade com seu passado, presente e futuro. Basicamente, tais tecnologias nos ajudam a ver o mundo de outra forma.

Em suma, ele é contraposto a tecnologia analógica, que dependia de meios materiais diferentes para existir. Com as novas tecnologias digitais, é possível descentralizar as informações, a segurança dos dados e criar outras tecnologias para ajudar no avanço da sociedade.

Sendo assim, podemos dizer que as novas tecnologias digitais nos ajudam a modificar nossa maneira de viver. Isso porque elas permitem a criação de novas formas de comunicação, além de aparelhos que possam colaborar com nosso dia a dia. Confira as maiores criações das novas tecnologias digitais:

Internet das Coisas Industrial (IIoT)

Sendo uma das coisas mais interessantes das novas tecnologias, a Internet das Coisas Industrial está atrelada a inovações tecnológicas que visam facilitar a cadeira de produção nos processos da indústria. Dessa forma, será mais fácil para a humanidade lidar com o processo de produção de alimentos, por exemplo.

Em suma, a Internet das Coisas Industrial fica na comunicação máquina a máquina, no Big Data no aprendizado de máquina. Como consequência, permite que as indústrias tenham mais eficiência em suas operações. Assim, ela está associada a dispositivos médicos, robóticas, e processos de produção criados por software.

Impressão 3D

Atualmente, diversas áreas já contam com o uso da impressão 3D. Isso porque permite a fabricação de qualquer objeto através de um projeto ou modelo 3D. Aliás, essa tecnologia já possibilita a fabricação até mesmo de peças cirúrgicas.

Materiais como plásticos e ligas de metal são os mais comuns na impressão 3D. No entanto, pode-se usar qualquer coisa nesse processo, desde material sintético a material de construção. Dessa forma, é possível criar qualquer coisa através de uma impressora.

Atualmente, a impressão 3D é bastante usada para a fabricação de protótipos, de moldes e até mesmo peças para diversos produtos. Além disso, é muito utilizada no setor médico, para avaliar a condição física dos pacientes, ou criar peças 3D, com próteses, por exemplo.

Você está aqui: