Com o fim da pandemia do covid-19, o setor de turismo está a todo valor e, dessa forma, o seguro viagem internacional também está sendo emitido rapidamente. Na prática, ele é fundamental para quem deseja sair do país sem passar por qualquer perrengue.
Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apontam que, em 2022, o crescimento de viagens internacionais foi de 78% no Brasil. Neste sentido, mesmo com o dólar em alta e outros empecilhos, as pessoas não deixaram de viajar para conhecer outros países e culturas.
Sendo assim, se você quer fazer uma viagem internacional, saiba que o seguro viagem internacional é uma excelente maneira de viajar sem problemas. Nesta perspectiva, vamos te mostrar o que ele é, quais são suas coberturas e a sua importância para viajar tranquilamente. Confira!

Seguro Viagem Internacional – Entenda a importância de se fazer um (Imagem: Canva)
O que é seguro viagem internacional?
Basicamente, um seguro viagem é um plano de saúde temporário, que oferece garantia de indenização em diversas situações. Assim, ele será válido por um período específico, com normas próprias de cada contrato.
Geralmente, esses são feitos em viagens internacionais, uma vez que os planos de saúde nacionais não cobrem esses imprevistos. Inclusive, um seguro de vida internacional é essencial para cobrir prejuízos em casos de acidentes.
Quais as coberturas de um seguro viagem internacional?
Como funciona como um plano de saúde temporário, o seguro viagem internacional cobre, especialmente, atendimento médico de urgência e emergência. Contudo, dependendo do contrato, ele também oferece outras garantias para os solicitantes, como repatriação em eventual morte e até mesmo funeral.
Além disso, é muito comum que o seguro de viagem internacional cubra gastos com extravio de bagagens. Por outro lado, ele também assegura acesso a despesas farmacêuticas em outro país.
Como os seguros são diferenciados, eles podem ir dos mais básicos aos mais completos. Assim, você pode optar por um seguro simples, que cubra gastos médicos, ou até mesmo os mais complexos. Neste último caso, é possível pedir indenizações e até mesmo gastos com cobranças judiciais.
Seguro viagem internacional e assistência de viagem: é a mesma coisa?
Na prática, o seguro viagem e a assistência de viagem são a mesma coisa. No entanto, é necessário ficar atento ao seu contrato, pois ele pode determinar a diferença de quem pagará pelo seguro.
Isso porque o seguro viagem determina que o viajante custeie suas despesas médicas após o acidente e, posteriormente, solicite reembolso à seguradora, nos limites estipulados no contrato.
Dessa forma, é necessário apresentar desde comprovantes de despesas médicas até notas fiscais internacionais. Em suma, esse tipo de seguro pode ser bastante complicado, especialmente para quem nunca viajou internacionalmente.
Em relação à assistência viagem, ela tem uma modalidade diferente. Isso porque ela funciona como o seguro viagem, mas, quem paga os custos é a seguradora contratada.
Dessa forma, em caso de acidente ou doenças, o segurado contata a seguradora para cobrir os seus gastos. Além de ser mais interessante, ele também proporciona conforto, uma vez que a seguradora indicará o segurado a hospitais credenciados por ela.
Por que devemos contratar um seguro de viagem internacional?
Quando pensamos em viajar, a última coisa que queremos é acidentes e doenças. No entanto, como a vida é imprevisível, podem ocorrer casos de urgência e emergência durante o nosso passeio. Dessa forma, é necessário custear consultas, atendimentos e até mesmo internações.
Por isso, o seguro viagem internacional é essencial para nos livrar de gastos exorbitantes. Isso porque as apólices são mais acessíveis do que parecem e, por outro lado, custear atendimento médico em outro país pode sair extremamente caro.
Por fim, é necessário pontuar que o seguro viagem internacional é obrigatório para quem deseja sair do país. Paralelamente, o que não faltam nos states são atendimentos em português, ou seja, ele existe para te oferecer conforto e segurança ao viajar.