Tecnologias que Fizeram Sucesso nos Anos 90 e Hoje não Existem Mais

Publicidade

No passado, qualquer nova tecnologia era motivo de curiosidade. Na década de 1980, por exemplo, o Atari fez sucesso entre a molecada mais jovem. No entanto, tudo o que um dia foi novidade, hoje, talvez nem existe mais! Por isso, confira algumas tecnologias que fizeram sucesso nos anos 90 e hoje não existem mais!

Atualmente, a sensação de nostalgia afeta milhões de pessoas no planeta. Neste sentido, tem sido comum compartilhar lembranças das décadas passadas e, é claro, as tecnologias que eram usadas nessa época. Neste sentido, algumas empresas já perceberam o saudosismo, e estão trazendo de volta produtos que um dia fizeram muito sucesso.

Além disso, a volta de algumas mídias, como os LPs e o CDs a ativa, fica cada vez mais perceptível que as pessoas sentem falta das tecnologias do passado. Sendo assim, não será estranho se virmos algumas das tecnologias listadas aqui voltando a existir, mas, por enquanto, elas não estão mais entre nós. Confira abaixo!

Publicidade
Tecnologias que Fizeram Sucesso nos Anos 90

Tecnologias que Fizeram Sucesso nos Anos 90 e Hoje não Existem Mais (Imagem: Shutter)

1 – Tamagotchi

Uma verdadeira febre entre os brasileiros, o Tamagotchi foi algo que pensávamos que duraria para sempre. Lançado em 1996 pela  empresa japonesa Bandai, o jogo rapidamente se espalhou pelo mundo, tornando-se uma febre entre aqueles que queriam seu próprio bichinho.

Com diversos tamanhos e visuais, o “bichinho virtual” pedia vários cuidados, como tomar banho, ser alimentado e receber carinho. Por ter formato de chaveiro, era fácil para as crianças o terem sempre por perto, fazendo o jogo ser bastante interativo.

Curiosamente, diferente de outros jogos, caso o personagem do Tamagotchi não fosse bem cuidado, ele realmente morria. Ou seja, você não teria como trazê-lo de volta, como em aplicativos similares atuais. Por isso, se o seu Tamagotchi falecesse, você precisaria comprar um novo!

Publicidade

2 – Discman

Criado na década de 1980, o Discman fez muito sucesso entre os jovens. No entanto, o seu auge só ocorreu na década de 1990. O sucesso dessa tecnologia foi absoluto, vendendo milhões de cópias em todo o mundo. Contudo, a chegada do MP3 fez o Discman comer poeira.

Uma desvantagem dessa tecnologia, era que o Discman possui várias limitações, como ter que escolher o que ouvir e selecionar os álbuns antes de sair de casa. No entanto, por determinar o modo como era ouvido música, o Discman permaneceu nostálgico nos corações dos mais saudosistas.

Como mencionado, devido à febre por LPs e CDs nos últimos anos, não é improvável que uma nova versão do Discman surja algum dia. Já que as pessoas estão tão nostálgicas, talvez ouvir música como nos velhos tempos de sensação de liberdade que os anos 90 ofereciam!

3 – Mega Drive

Impossível falar dos anos 90 sem citar o Mega Drive. Também conhecido como Sega Genesis, foi um console de videogame de 16 bits, que depois concorreu diretamente com o Super Nintendo. Olhando hoje, pode parecer obsoleto, mas ele foi uma verdadeira febre no passado!

Lançado no Brasil em 1990, o Mega Drive foi um enorme sucesso. No entanto, começou a perder espaço após o surgimento e popularização de plays de 32 bits, alguns anos depois, com os modelos de Playstations, por exemplo. Sendo assim, parecia que a saga do Mega Drive estava no fim.

Embora não exista mais, ele marcou a infância de músicas, trazendo jogos clássicos, como o Sonic the Hedgehog, por exemplo. Assim como o Discman, é provável que alguma empresa lance uma nova versão do Mega Drive, só para fazer a felicidade dos adultos saudosistas.

4 – Windows 95/98

Tudo bem. Podemos dizer que esse produto tinha data de validade, mas quem nunca usou o Windows 95/98? O primeiro, é um divisor de águas para a história da informática, afinal, trouxe conceitos como multitarefas, área de trabalho funcional, botão de Iniciar, possibilidade de fechar janelas, entre outros.

Já no caso do Windows 98, o sistema deu continuidade ao sucesso da versão anterior, sendo o primeiro a planejar um desktop funcionado para o consumidor final. Vendendo milhões de cópias, ele ficou famoso por integrar o falecido Internet Explorer ao seu sistema.

Diferente de outras tecnologias antigas, dificilmente alguém vai querer usar o Windows 95/98 atualmente. No entanto, existem bots que simulam o sistema no Windows 10, ou seja, você pode usar as ferramentas atuais com um layout antigo, só para sentir o gostinho dos anos 90. 

E você, quais tecnologias que fizeram sucesso nos anos 90 você sente falta? Nos diga nos comentários e vamos sentir falta juntos!

Você está aqui: